Manutenção preventiva em residências: maior economia e tranquilidade

A manutenção preventiva em residências é uma prática que garante maior economia e tranquilidade aos donos de imóveis. Pequenos reparos que são deixados para depois, se tornam grandes problemas no momento mais crítico. E que tudo o que uma pessoa quer é se sentir abrigada e protegida em sua própria residência.

Desse modo, assim como em qualquer outro setor, a prevenção ainda é o melhor remédio. Permitir que pequenos detalhes se acumulem pode resultar em muita dor de cabeça.

Nada dura para sempre

Tudo o que uma pessoa possui dentro da sua casa tem prazo de validade: pintura, pisos e revestimentos, instalações hidráulicas e elétricas, etc. Atentar-se a esse detalhe é fundamental para garantir que os moradores de uma residência não sejam pegos de surpresa e tenham que lidar com um problema muito maior que, muitas vezes, pode até colocar suas vidas em risco.

Portanto, a palavra-chave é atenção: uma tomada entrou em curto circuito? Uma visita do eletricista pode sair bem mais em conta do que precisar lidar com uma pane elétrica generalizada. Ainda falando em economia e segurança, evitar as famosas “gambiarras”, em que uma tomada é utilizada para conectar vários equipamentos causando uma sobrecarga elétrica, é uma excelente medida.

Se perceber que as lâmpadas da residência piscam constantemente ou que os moradores da casa costumam tomar choques ao tocar em objetos, eletrodomésticos ou outros equipamentos que ficam ligados na tomada, é sinal que há um escape de eletricidade onde não deveria existir e que precisa de reparo. É preciso, também, ficar atento quanto à oxidação de disjuntores.

O piso do banheiro do seu apartamento está estufado? Melhor arrumar uma parte do que ter que arcar com as despesas de uma infiltração no vizinho de baixo. Percebeu uma goteira no quarto? Trocar as telhas comuns de sua residência pode ser menos trabalhoso (e menos custoso) do que ter que lidar com mofo e bolor, os quais, além do estrago, causam doenças.

Telhas de concreto da Corabras

Telhas comuns racham e quebram com facilidade. No entanto, manutenção preventiva ideal na sua residência exige produtos de qualidade, como as telhas de concreto da Corabras. As peças são encaixadas com exatidão, descartando o surgimento de empenamentos. Além disso, são peças extremamente fáceis de serem instaladas devido à extrema precisão dimensional das telhas.

O material utilizado nas telhas Corabras garante uma menor absorção de água e maior resistência e durabilidade.

Manutenção da hidráulica

Na verdade, cuidar da manutenção da hidráulica é uma atitude inteligente, principalmente com o clima imprevisível do país. As épocas de chuvas intensas podem causar estragos irreparáveis, os quais na maior parte das vezes, se iniciaram de um pequeno vazamento em um tubo secundário.

Por isso, não espere que a pintura das paredes comece a formar bolhas para procurar um reparo. Realizar manutenções preventivas anualmente garante que sua hidráulica esteja sempre preparada para as mudanças bruscas de clima. Se perceber o vazamento tarde demais, e este afetar a pintura das paredes, lembre-se que só poderá pintá-las novamente depois de consertar o vazamento e se certificar que a água da chuva e a umidade estão contidas de maneira eficiente.

Prédios e residências antigas

Leve em consideração que quanto mais velha a instalação hidráulica ou elétrica de uma casa ou edifício, mais atenção será necessária para evitar os problemas. É comum que prédios antigos precisem de reparos. Nas bombas das garagens em subsolo para que estas não inundem e resultem em prejuízos nos automóveis.

Calhas, bueiros e bocas de lobo também exigem atenção quanto a manutenção e limpeza para garantir o escoamento completo da água.

Por fim, a manutenção preventiva tem um papel importante na conservação das estruturas de residências e edifícios. Como na qualidade de vida de seus moradores. Invista nela.