Dicas infalíveis para escolher a cor ideal para sua casa

Decorar a casa para deixá-la com a sua cara é, certamente, bastante divertido. No entanto, se você pretende dar um toque de cor ao seu lar, é preciso um momento de reflexão – e algumas dicas infalíveis – para realizar a escolha das cores.

Dentro de um ambiente, as cores têm o poder de alterar a percepção do tamanho do cômodo, aumentando-o ou diminuindo-o e, também, de influenciar o humor dos moradores. Por isso, é uma decisão que requer um pouco de cuidado.

Para ajudá-lo nesta tarefa, listamos abaixo algumas dicas infalíveis para escolher a cor ideal para a sua casa. Confira!

De olho na harmonia do ambiente

As cores das paredes devem estar em total harmonia com as cores e texturas dos móveis que compõem cada ambiente do seu lar. Desse modo, se os móveis já possuem cores marcantes, o ideal é que a parede receba demãos de tintas de cores mais neutras para que a atmosfera do cômodo não fique sobrecarregada.

O contrário também vale: se os móveis forem de cores neutras, dê asas à criatividade use cores mais vivas nas paredes.

Não se esqueça que a harmonia de cores em seu lar já começa na parte externa. A fachada deve estar em equilíbrio com os outros componentes, como as telhas, luminárias, etc.

O que vale é o seu gosto pessoal

Lembre-se que está escolhendo cores para o seu lar e, por isso, seu gosto pessoal é o que vale na hora selecioná-las. Se gosta de azul, não compre uma tinta vermelha porque o vendedor ou outra pessoa acredita ser mais bonito para determinado ambiente.

Tenha em mente, entretanto, que as cores podem exercer influência no comportamento dos moradores. Escolher uma cor mais quente para pintar a parede de um quarto, por exemplo, pode resultar em um sono agitado e até à insônia. Portanto, adeque o seu gosto aos ambientes da casa de maneira equilibrada.

Influenciando a iluminação de um ambiente

As cores podem influenciar a iluminação de um ambiente e vice-versa. Explicamos: um ambiente pode se tornar mais sóbrio com uma cor escura nas paredes. Da mesma forma, um ambiente iluminado por lâmpadas de luz branca pode clarear as cores nas paredes, enquanto um ambiente iluminado por lâmpadas de luz amarela tem os seus tons escurecidos ou intensificados.

A melhor maneira de determinar o equilíbrio entre cor e iluminação é utilizando um círculo cromático, o qual é composto por 12 cores, sendo três cores primárias, três secundárias e outras seis terciárias. O círculo permite uma combinação básica que vai lhe nortear na hora de determinar a combinação de cores para cada ambiente de seu lar.

Use a tecnologia a seu favor

Hoje é possível simular as cores dos ambientes com aplicativos para smartphones e tablets. Portanto, deixe que a tecnologia faça sua mágica e o ajude a determinar quais tintas comprar para compor a decoração dos ambientes de seu lar. Você vai deixar sua casa linda e, de quebra, se divertir.

Agora que você já tem essas dicas infalíveis, é só partir para a ação. Mãos à obra!

simulador-corabras