Dicas de iluminação para a áreas externas de sua residência

Com a iluminação adequada, as áreas externas de uma residência podem transformar todo o ambiente. Fachadas, jardins, deques, entre outros, ganham uma roupagem aconchegante e acolhedora com luzes instaladas em locais estratégicos.

A iluminação das áreas externas deve, em primeiro lugar, cumprir o seu papel de trazer luz e segurança aos ambientes. No entanto, as luzes também são partes importantes da decoração de uma área externa e, por isso, precisa ser planejada.

Selecionamos abaixo alguns pontos fundamentais para que a iluminação das áreas externas de sua residência possa, ao mesmo tempo, ser funcional e trazer mais beleza. Confira!

Diferente, mas com as mesmas funções

A iluminação de uma área externa difere da iluminação interna, principalmente no que diz respeito à intensidade. Como mencionamos anteriormente, a área externa precisa ser iluminada e, por isso, é necessário que seja feita com luzes mais intensas.

No entanto, assim como acontece nas áreas internas, utilizar spots de luzes em jardins, por exemplo, tem a finalidade de destacar determinadas áreas.

Portanto, nossa primeira dica é utilizar luzes com feixes direcionados para realçar a área de convivência, ou seja, bancos, namoradeiras ou espreguiçadeiras. A iluminação direcionada pode, ainda, destacar uma área bem cuidada do jardim, como um canteiro de flores.

Mas, cuidado! Direcionar um spot de luz pode ser desconfortável aos olhos e, por isso, deve ser bem posicionado para que isso não ocorra.

O chão é o limite

iluminacao-jardim-corabrasAliás, a iluminação embutida é a mais indicada para realçar jardins e áreas ao redor de piscinas, pois conferem ainda mais conforto aos moradores e visitantes. Alguns spots possuem luz vazada direcionadas para baixo e para cima e são perfeitos para serem posicionados nas paredes e muros externos, criando um efeito elegante e cheio de estilo quando acesos.

Entradas acolhedoras

iluminacao-faixada-corabrasUma ótima maneira de demonstrar bom gosto e sofisticação na decoração é se atentar à iluminação da porta de entrada de sua residência. Com uma iluminação estratégica, todas as pessoas que chegarem até a sua porta se sentirão bem-vindas e acolhidas.

Aposte em spots e arandelas instalados em lugares estratégicos que iluminam e tragam um efeito de acolhimento, utilizando lâmpadas halogênicas, as quais emitem feixes de luz agradáveis e possuem vida mais longa, além de serem mais econômicas, do que as lâmpadas do tipo incandescente.

Lâmpadas fluorescentes também já estão sendo comercializadas em uma gama de cores de feixes mais agradáveis para evitar o clarão aos olhos. Outra vantagem deste tipo de lâmpada é que são ainda mais econômicas e, assim, podem ser usadas em maior quantidade para destacar os pontos de uma área externa maior.

Terraços e varandas charmosos

iluminacao-terraco-corabrasAs arandelas são o tipo ideal de iluminação para áreas menores, como terraços, sacadas e varandas. Esse tipo de luminária permite o direcionamento do feixe de luz, que poderá realçar vasos e outros itens de decoração.

A iluminação embutida também poderá ser utilizada em vasos maiores. O efeito é de sofisticação e conforto.

As áreas externas de uma residência merecem o mesmo carinho com a iluminação quanto as partes internas. Com um projeto bem concebido, sua residência se transformará em um local mais agradável. Invista nesta ideia.

Conheça alguns de nossos produtos: